Saturday, August 20, 2005

Livres reflexões

JOGUE FORA TODOS OS NÚMEROS NÃO ESSENCIAIS PARA SUA SOBREVIVÊNCIA.
ISSO INCLUI IDADE, PESO E ALTURA.
Mas eu ainda diria que seria bom estar atento ao equilíbrio do peso, não por questões de vaidade, mas porque tanto a obesidade quanto a anorexia nos limitam no dia-a-dia e podem impedir-nos de desfrutar de momentos felizes. Podem mesmo nos levar ainda mais cedo para lugares dos quais queremos distância...

DEIXE O MÉDICO SE PREOCUPAR COM ELES, PARA ISSO ELE É PAGO.
Mas antes de entregar a sua saúde para um médico, fique atento para saber se há empatia e sintonia entre você e o médico, se há interesse do profissional de saúde em ajudá-lo, em buscar a sua cura ou, pelo menos, de minorar seu sofrimento. Também, infelizmente, não tenha plena confiança nos remédios receitados: administrados estes, procure observar quais os sintomas que lhe advirão e, dependendo da melhora ou piora de seu estado, veja se vale a pena persistir com o médico...

FREQÜENTE, DE PREFERÊNCIA, A SEUS AMIGOS ALEGRES. OS DE "BAIXO ASTRAL" PUXAM VOCÊ PARA BAIXO.
Seria mais interessante fortalecer-se contra o "baixo astral", transformando-se, você mesmo, num antídoto contra astrais rasteiros, o que o possibilitará resgatar amigos queridos de uma situação depressiva.

CONTINUE APRENDENDO...
APRENDA MAIS SOBRE COMPUTADOR, ARTESANATO, JARDINAGEM, QUALQUER COISA. NÃO DEIXE SEU CÉREBRO DESOCUPADO. UMA MENTE SEM USO É A OFICINA DO DIABO E O NOME DO DIABO É ALZHEIMER.
Sim, lance a si mesmo desafios, e dê sempre o melhor de si - não para superar quem quer que seja - mas a si mesmo. A cada degrau de superação transposto, mais confiante você ficará. E esta é uma sensação que todos nós devemos nos proporcionar: confiar em si mesmo - com equilíbrio, sempre seguindo o caminho do meio.

CURTA COISA SIMPLES RIA SEMPRE, MUITO E ALTO, RIA ATÉ PERDER O FÔLEGO.
O bom mesmo será manter sempre o sorriso - não só em seu rosto, mas em sua mente e, principalmente, em seu espírito! A gargalhada quase nunca é expressão de felicidade, de contentamento. Se assim fosse as espécies mais felizes seriam as hienas. Muitas vezes rimos - gargalhamos mesmo - por sarcasmo, por nervosismo, por ignorância. Mas, de tanto rir também se morre (daí o adágio, “morreu de tanto rir”) - antes da hora. O sorriso tranqüilo, sereno denota sabedoria, denota consciência e aceitação de seus próprios limites. E mais uma vez, o caminho a ser buscado e trilhado é o do meio

LÁGRIMAS ACONTECEM, AGÜENTE, SOFRA E SIGA EM FRENTE.
Mas procure sempre aprender a lição. Não guarde rancor, ódio, mas aprenda a lição - para não dar uma de Agente 86, que cai sempre no mesmo golpe, para não "ficar na segunda época e ter de repetir a ‘disciplina’ ". Uma lição aprendida nos livra da repetição de sofrimentos.

A ÚNICA PESSOA QUE ACOMPANHA VOCÊ A VIDA TODA É VOCÊ MESMO, ESTEJA VIVO, ENQUANTO VOCÊ VIVER!
Infelizmente, creio que muitos de nós abandona até a si mesmo. Por isso Jesus mandou: "Amai-vos uns aos outros, como EU vos amei" , pois a maioria dos homens não ama a si próprio - quanto mais ao seu semelhante. Creio firmemente de que a única pessoa que nos acompanha a vida toda é Deus - pois, em muitas circunstâncias, estamos inconscientes, seja no sentido literal ou figurado. E vivos estaremos enquanto com Ele estivermos!

ESTEJA SEMPRE RODEADO DAQUILO QUE VOCÊ GOSTA: FAMÍLIA, ANIMAIS,
LEMBRANÇAS,
MÚSICA, PLANTAS, UM HOBBY, O QUE FOR. SEU LAR É O SEU REFÚGIO.
Sim, procure estar rodeado daquilo que você gosta - mas não se esqueça de amar aquilo que é seu. Ame profundamente sua família, seus animais; suas músicas, seus livros, seu computador (até quando você NÃO encontra mais nele os seus preciosos arquivos... Sim, NÃO jogue seu computador pela janela, por isso! E muito menos se jogue pela janela...); faça os seus trabalhos com amor, procure se esmerar em cada um deles e aprender o máximo neles e com eles. Assim, um trabalho que parecia enfadonho pode se transformar no seu hobby. Ame o seu lar e transforme-o (se ainda não for) no “seu” doce lar. E lembre-se: se você não tem motivos para voltar para casa, certamente você não tem motivos para estar consigo mesmo. E isso significa alerta vermelho...

APROVEITE SUA SAÚDE, SE FOR BOA, PRESERVE-A; SE ESTÁ INSTÁVEL, MELHORE-A; SE ESTÁ ABAIXO DESSE NÍVEL, PEÇA AJUDA.
Sim, se sua saúde for boa, saiba que você foi premiado com a sorte grande, a maior que se pode ter. Porque nada é mais importante do que ter uma boa saúde.
Se instável ou abaixo desse nível, peça ajuda; mas, principalmente, seja VOCÊ MESMO a sua ajuda, pois só você mesmo pode estar interessado no seu bem-estar. Lamentavelmente, há algumas décadas que a maioria dos profissionais de saúde estão muito mais interessados na sua doença - para como ela se enriquecerem - do que com a sua saúde. Deste modo, procure viver responsavelmente, de maneira a preservar ou conquistar uma boa saúde.

NÃO FAÇA VIAGENS DE REMORSO, VIAJE PARA O SHOPPING, PARA CIDADE VIZINHA, PARA UM PAÍS ESTRANGEIRO, MAS NÃO FAÇA VIAGENS AO PASSADO.
Ou melhor: faça do seu tempo presente um PRESENTE - para você mesmo e para os seus semelhantes. Assim, o passado não se tornará “terra proibida”, mas fonte de boas lembranças que o acalmarão, que o fortalecerão nos momentos difíceis que todos temos. Não crie motivos para remorsos, ou seja, não contrarie os ditames de sua consciência, não haja com egoísmo, mesquinharia, ódio, vingança, inveja. Seja bom, pois é muito mais fácil viver assim.

DIGA A QUEM VOCÊ AMA, QUE VOCÊ REALMENTE OS AMA, EM TODAS AS OPORTUNIDADES.
Sim, nunca deixe para depois, para uma outra oportunidade, para amanhã: diga HOJE que você ama, estima, admira, A-DO-RA aquela determinada pessoa, porque, de repente, o “depois” pode nunca mais ter a oportunidade de existir. Lembre-se: o mais difícil foi você encontrar uma pessoa tão especial: se a encontrou, trate-a muito bem, com todo respeito e amor. Desfrute desse presente que Deus lhe concedeu por um determinado tempo. Sim, tudo é passageiro, portanto, deixe o orgulho (ou a timidez) de lado e declare o seu amor - seja para a sua mãe, para o seu filho, para o seu amigo, para o seu amor. Declare o seu amor e deixe que a sua felicidade aumente em progressão geométrica. Não tenha medo do tamanho da felicidade: declare o seu amor e acostume-se a ser feliz! Dê a si mesmo essa oportunidade - dê a si mesmo esse presente - dê a si mesmo esse futuro!


E LEMBRE-SE SEMPRE QUE:
"A VIDA NÃO É MEDIDA PELO NÚMERO DE VEZES QUE VOCÊ RESPIROU, MAS PELOS
MOMENTOS EM QUE VOCÊ PERDEU O FÔLEGO:
DE TANTO RIR...
DE SURPRESA...
DE ÊXTASE...
DE FELICIDADE..."

(PABLO PICASSO)

Ainda me parece melhor o caminho do meio: não perca o fôlego. Inspire, calma e profundamente; depois expire, bem devagar. Não perca o fôlego, pois a felicidade não está nas emoções exacerbadas. O paraíso interior é encontrado na tranqüilidade. Se você perder o fôlego não sentirá o perfume das flores, o seu cérebro ficará afetado e você não verá os pássaros que voam, o carinho da brisa... Não perca o fôlego, pois é a boa respiração, ritmada que nos confere uma vida saudável. Não perca o fôlego, pois foi Deus tendo soprado em nossas narinas o “fôlego de vida” que passamos a ser almas viventes. A vida - a verdadeira vida - está no fôlego - e o fôlego vem de Deus.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home