Friday, July 15, 2005

Refletindo sobre o "NAVEGUE", de Silvana Duboc

NAVEGUE, DESCUBRA TESOUROS, MAS NÃO OS TIRE DO FUNDO DO MAR, O LUGAR DELES É LÁ.
Lembre-se que os tesouros que devem ser trazidos à luz são os que estão no fundo do seu coração. Cultive as pérolas da sinceridade, lapide os diamantes da iluminação interior; traga à tona também os corais rosa da alegria, os lápis-lázulis da inspiração; enfeite todo o seu derredor com os quartzos rosa da caridade, os citrinos da ternura, as safiras da fé,...
ADMIRE A LUA, SONHE COM ELA, MAS NÃO QUEIRA TRAZÊ-LA PARA A TERRA.
Sim, porque é tentando “aperfeiçoar” o que já é perfeito, e que está muito acima da nossa compreensão, que temos destruído e extinto grandes belezas do mundo.
CURTA O SOL, SE DEIXE ACARICIAR POR ELE, MAS LEMBRE-SE QUE O SEU CALOR É PARA TODOS.
Sim, não queira egoisticamente o que É de todos e PARA todos. Pois, afinal, com a morte, você será obrigado a entender que nada pode lhe pertencer eternamente, e que nada realmente foi seu.
SONHE COM AS ESTRELAS, APENAS SONHE, ELAS SÓ PODEM BRILHAR NO CÉU.
Sim, só podemos contemplar o seu brilho no céu, pois se fosse encurtada a distância entre nós e esses gigantescos sóis, ao contrário de uma enorme luz, os nossos olhos se cegariam e nos veríamos na mais completa escuridão.
NÃO TENTE DETER O VENTO, ELE PRECISA CORRER POR TODA PARTE, ELE TEM PRESSA DE CHEGAR SABE-SE LÁ ONDE.
Sim, o vento dispersa energias negativas. Talvez por isso mesmo, quanto mais a maldade humana se agiganta, mais fortes são os ventos, que se transformam em segundos em furacões, ciclones. Aí ele tem pressa em dispersar concentrações de energias negativas em determinados pontos do planeta, pressa em impedir que a humanidade se auto-destrua...
NÃO APARE A CHUVA, ELA QUER CAIR E MOLHAR MUITOS ROSTOS, NÃO PODE MOLHAR SÓ O SEU.
Sim, a chuva é benção divina, é renovadora de mananciais – minerais e espirituais. Dissipa a poeira, e muitas vezes “lava” a nossa alma...
AS LÁGRIMAS? NÃO AS SEQUE, ELAS PRECISAM CORRER NA MINHA, NA SUA, EM TODAS AS FACES.
Sim, as lágrimas protegem e lubrificam os olhos. Só com elas a sua visão permanecerá clara e sem distorções. E se você não mantiver os seus olhos úmidos e lubrificados, por incrível que possa lhe parecer, o seu coração se endurecerá e se imobilizará. As lágrimas não lavam somente os olhos, mas também a alma e o coração.
O SORRISO! ESSE VOCÊ DEVE SEGURAR, NÃO O DEIXE IR EMBORA, AGARRE-O!
Principalmente, segure o sorriso em sua alma. Uma alma sorridente traz alegria aos seus semelhantes, mesmo que externamente o sorriso não esteja lá, estampado.
QUEM VOCÊ AMA? GUARDE DENTRO DE UM PORTA-JÓIAS, TRANQUE, PERCA A CHAVE!
QUEM VOCÊ AMA É A MAIOR JÓIA QUE VOCÊ POSSUI, A MAIS VALIOSA.
Mas que esse porta-jóias tenha sido construído com os mais nobres sentimentos que você tenha desenvolvido durante a vida. Pois, do contrário, você acabará por aprisionar a quem você ama, e, ao fazê-lo, fará com ela perca o brilho, a cor, a vida. Esta é a forma errada de guardá-la. Lembre-se que o seu amor é uma jóia – viva – e, portanto, livre. Se Deus criou-nos livre, não queira você criar prisão - especialmente para quem você ama.
NÃO IMPORTA SE A ESTAÇÃO DO ANO MUDA, SE O SÉCULO VIRA, SE O MILÊNIO É OUTRO, SE A IDADE AUMENTA...
CONSERVE A VONTADE DE VIVER, NÃO SE CHEGA À PARTE ALGUMA SEM ELA.
E para conservar a vontade de viver – seja bom. Perceba que quem realmente sabe viver são os verdadeiramente bons – e estes nunca envelhecem - mesmo que alcancem idade centenária. Permanecem com os olhinhos vívidos, um sorriso jovial, parecem caminhar lentamente, mas é difícil acompanhá-los. Nestes, os cabelinhos, brancos e brilhantes como a neve, refletirão as cores de vida de Deus, trazendo alento a todos os seus semelhantes.
ABRA TODAS AS JANELAS QUE ENCONTRAR E AS PORTAS TAMBÉM.
Sim, esteja pronto para sempre aprender. Também esteja pronto para receber a todos em seu coração, mas antes de recebê-los aprenda a fazer com que os maus deixem o mal do lado de fora. Sim, esteja com todas as portas e janelas do seu coração abertos a todos, mas sem permitir que destruam a sua morada interior.
PERSIGA UM SONHO, MAS NÃO O DEIXE VIVER SOZINHO.
Muitas vezes, um sonho não depende só de você para se realizar. Noutras, é até uma benção de Deus que você não tenha conseguido realizá-lo... Mas, tendo um sonho (e todos nós os temos), faça o melhor que estiver ao seu alcance para efetivá-lo.
ALIMENTE SUA ALMA COM AMOR, CURE SUAS FERIDAS COM CARINHO.
Em verdade, o Amor – o verdadeiro Amor - é todo alimento de que precisamos. E se realmente conseguíssemos dele nos alimentar todas as nossas feridas se curariam instantaneamente.
Se a humanidade se alimentasse do verdadeiro Amor, não haveria a obesidade. É por nos sentirmos tão carentes do verdadeiro Amor que buscamos satisfação, alegria, deleite na gordura, no sal e no açúcar. Mas eles não nos satisfazem, porque o que realmente buscamos, o que realmente nos saciaria seria o verdadeiro Amor. Isso pode parecer uma “enorme viagem na maionese” para quem nunca nem ao menos vislumbrou o verdadeiro Amor. Mas para quem já teve pelo uma única chance de “degustá-lo”, sabe que, para nossa alma, melhor alimento não há.
DESCUBRA-SE TODOS OS DIAS, DEIXE-SE LEVAR PELAS VONTADES, MAS NÃO ENLOUQUEÇA POR ELAS.
Em verdade, se a vontade leva à loucura, o melhor é não se deixar levar por ela. Quase sempre se está ávido por doces num quadro pré-diabético; ou nos sentimos perdidamente atraídos por algo ou alguém que nos levará à morte (física, profissional etc.). Portanto, o melhor é ir bem devagar com o andor...
PROCURE SEMPRE O FIM DE UMA HISTÓRIA, SEJA ELA QUAL FOR.
Sim, isso sempre o fará aprender muito mais sobre a vida. Muito freqüentemente, uma história que começou de modo feliz, que parecia um conto de fadas ou o início de uma carreira super bem-sucedida, não termina do mesmo jeito. Como uma vez disse um grande amigo, “raramente o final de alguma coisa é tão bom quanto o início”. E, ao revés, muitas histórias que pareceriam destinadas a um final de desgostos e fracassos pode ter um final de glória. Por isso, não se atenha apenas a uma parte da história, qualquer seja ela: examine o seu início, meio e fim. Muitas vezes, o seu sucesso, a sua felicidade dependerão do aprendizado auferido através dessa observação.
DÊ UM SORRISO PARA QUEM ESQUECEU COMO SE FAZ ISSO.
A pessoa, naquele determinado momento, até pode não entender ou descrer de sua boa intenção. Mas, aos poucos, como em ondas mansas do mar, o seu sorriso irá reconstruindo o sorriso no rosto daquele que o perdera. Mas um sorriso só terá esse poder se for uma reprodução do sorriso que há em seu coração.
ACELERE SEUS PENSAMENTOS, MAS NÃO PERMITA QUE ELES TE CONSUMAM.
Não raro, nos desgastamos com pensamentos. E o pior: com os MESMOS pensamentos. A grande maioria de nossas tensões nascem de um apego a acontecimentos que JÁ passaram e dos quais temos dificuldade em nos libertar.
Diziam os antigos chineses que muita reflexão é tão negativa quanto nenhuma reflexão, pois, ao analisarmos repetidas vezes uma mesma situação, corremos o risco de não tomar decisão nenhuma e nos imobilizarmos. O melhor, portanto, é ser firme, tomar uma decisão e agir.
OLHE PARA O LADO, ALGUÉM PRECISA DE VOCÊ.
O nosso compromisso é com quem está próximo a nós – e não com quem está distante.
É claro que, no nosso mundo globalizado, podemos amar a quem está em outro continente, do outro lado do mundo. E, graças aos vários recursos tecnológicos, podemos enviar-lhes mensagens instantâneas, e-mails etc. Porém, não será difícil que, por várias razões (físicas, burocráticas, instrumentais etc.) essas nossas mensagens de amor jamais cheguem ao coração amado. E como a regra é – “perto dos olhos, perto do coração” –, é possível que até venham a ser consideradas SPAMS... E enquanto aquele que está distante, e que não precisa de nós (pois quem lhe deve prestar auxílio é que lhe está próximo), nos rejeita, nos ignora, há alguém, ao nosso lado, esperando que lhe dediquemos uma migalha de nossa atenção. Enquanto batemos à porta do coração de alguém que, devido mesmo a distância, nos confunde com inimigos, aproveitadores, inconfidentes, há alguém, ao nosso lado, que preza a nossa amizade, confia em nós e espera a nossa ajuda. Cada um de nós está onde Deus quer que estejamos – e onde Ele quer que sirvamos. Portanto, deixemos o “binóculo” de lado, limpemos as lentes dos óculos para perto e tratemos de enxergar quem está próximo a nós precisando e pedindo a nossa ajuda.
ABASTEÇA SEU CORAÇÃO DE FÉ, NÃO A PERCA NUNCA.
Sim, abasteçamos o nosso coração de fé – mas da fé EM DEUS. Pois, como nos advertiu Jeremias: “Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!” (Cap. 17, vers. 5). Quem deposita a sua fé no homem, como afirma Jeremias no versículo seguinte, “não verá quando vier o bem”, pois estará exposto a toda instabilidade e volubilidade próprias do homem. Muito melhor um coração fundado em Deus, do que afundado nas vicissitudes humanas.
MERGULHE DE CABEÇA NOS SEUS DESEJOS E SATISFAÇA-OS.
Mas veja lá que desejos terás... Infelizmente, o desequilíbrio, a desarmonia espiritual em que estamos mergulhados faz com que desejemos precisamente o que mais nos envenenará – seja espiritualmente, seja fisicamente.
Seria ótimo que estivéssemos bastante centrados, bastante equilibrados para desejar tudo quanto nos fosse ditoso e proveitoso. Mas, para tanto, é necessário que centremo-nos, hamonizemo-nos. Equilibrados, nem precisaremos mais pensar em mergulhar de cabeça e satisfazer desejos, pois tudo o que realmente precisamos é sermos donos de nós mesmos.
AGONIZE DE DOR POR UM AMIGO, SÓ SAIA DESSA AGONIA SE CONSEGUIR TIRÁ-LO TAMBÉM.
Solidariedade. É, infelizmente, uma qualidade rara. O comum é que nos afastemos quando percebemos que alguém precisa de nossa ajuda. Há mesmo quem procure se manter afastado de todos com medo de que, porventura, venha a ser chamado a ajudar. E é também bastante comum que, quando nos sentimos numa situação privilegiada, procuremos nos aproximar daqueles que estejam numa situação semelhante ou melhor do que a nossa.
Mas, como afirmou Walter Winchell, “o verdadeiro amigo é aquele que vem quando o resto do mundo está indo embora”. Este, geralmente se afasta quando todos estão nos reverenciando. Não é, pois, na hora das homenagens e dos elogios, dos banquetes, das festas e das alegrias que encontraremos o nosso verdadeiro amigo. Ele até nem se sentirá bem nessas ocasiões. É na adversidade, quando o nosso prato está vazio, quando estamos abandonados por todos, que o nosso verdadeiro amigo chega, oferecendo-nos a sua ajuda, a sua amizade e o seu amor. E fica conosco e nos auxilia até que nos reergamos. E aí, então, muito provavelmente, pode voltar a desaparecer.
É o desapego e a incondicionalidade que revelam a verdadeira amizade e também o verdadeiro amor.
PROCURE TODOS OS SEUS CAMINHOS, MAS NÃO MAGOE NINGUÉM NESSA PROCURA.
É impressionante como nos deixamos perder em nossas procuras, em nossas buscas. Magoamos, quase sempre, quem não devíamos. E ao fazê-lo, fechamos a principal porta para a nossa felicidade.
ARREPENDA-SE, VOLTE ATRÁS, PEÇA PERDÃO!
O melhor sempre será agir de modo a não ter de arrepender-se, voltar atrás e pedir perdão. Mas, se errar, pelo menos tenha a humildade de arrepender-se. Sim, admita, primeiramente, para si mesmo, e depois para o outro que errou, que agiu equivocadamente. Pior do que errar é não ter humildade para reconhecer. Volte atrás e peça perdão – humildemente! Isso faz parte de uma boa educação espiritual que só nos revigora e nos traz uma felicidade verdadeira em nosso coração.
Lembre-se: errar é humano, mas admitir o erro também é. Errar é humano, mas acertar também é.
NÃO SE ACOSTUME COM O QUE NÃO O FAZ FELIZ, REVOLTE-SE QUANDO JULGAR NECESSÁRIO.
Há uma frase de Martin Luther King - "a geração atual não se espanta tanto com o barulho provocado pelos poderosos, e sim com o estarrecedor silêncio dos oprimidos" – que, a mim parece, exprime fielmente essa tendência de nos acostumarmos com o pior, e ainda justificá-lo, dizendo que “poderia ser pior”. Sim, mas também não poderia “ser melhor”? Desde que começamos a nos silenciar diante do mal ele só tem se fortalecido e agigantado. Mas o sofrimento extremado de bilhões de pessoas, do qual todos somos testemunhas, ou por sermos uma delas, ou por testemunhá-lo nas ruas, na mídia etc., não tem tornado a vida planetária melhor. Ao revés, a vida está sob grave ameaça, pois tem estado sob o domínio de insanos, loucos, dominados pelo egoísmo, pela inveja, pela soberba, que proclamam estar tomando medidas para tornar a existência de todos mais segura, mais livre... E todos somos testemunhas de quanto a vida no mundo piorou e quanto este se tornou mais inseguro com tais medidas.
Deus criou a vida – nós é que inventamos a morte; Deus criou-nos livres, nós é que nos aprisionamos - a nós mesmos e aos nossos semelhantes; Deus criou-os para sermos felizes – nós é que criamos continuamente situações de infelicidade.
Não nos acostumemos com a desgraça, com o desespero, com a dor, com o sofrimento. Isso não é natural, isso não é normal.
Revoltar-se contra a sua infelicidade também não significará que você é um comunista. Em verdade, esqueça todo e qualquer “ismo” – e lute tão-somente pela sua felicidade.
ALAGUE O SEU CORAÇÃO DE ESPERANÇAS, MAS NÃO DEIXE QUE ELE SE AFOGUE NELAS.
A esperança é mensagem continua de Deus, em nosso coração, de que o sonho existe para ser realizado. Ninguém vive sem esperanças. Mesmo que por um período diminuto ela nos falte, já caímos em depressão. A esperança é o nosso combustível para seguirmos adiante, confiantes de que o nosso sonho se realizará.
Mas, se não vivemos SEM esperanças, também não vivemos SÓ de esperanças. Os sonhos existem para serem realizados. E é o processo de consecução deles que nos leva a evoluir, que nos tira da inércia. Porém, não devemos nos deixar envolver por esperanças vãs. Essas, além de serem irrealizáveis e, portanto, nos conduzir à frustração, nos desviam de nosso verdadeiro caminho, nos desviam da realização de sonhos que foram destinados para nós por Deus.
SE ACHAR QUE PRECISA VOLTAR VOLTE!
Permanecer no erro não é sinônimo de constância, de personalidade: é burrice mesmo!
SE PERCEBER QUE DEVE SEGUIR SIGA!
Sem nenhum temor, sem medo de agir corretamente.
SE ESTIVER TUDO ERRADO COMECE NOVAMENTE.
Pois é mais fácil “deletar”, apagar tudo, começar novamente – do zero - do que tentar consertar um universo de erros. Demora-se muitíssimo mais, perde-se um tempo enorme, para depois nos conscientizarmos de que o certo teria sido descartar todo aquele projeto cheios de erros e iniciar um novo. Assim, sem dó nem piedade, nos desfaçamos de todos os erros e, com a experiência desses erros, comecemos um caminho de acertos.
SE ESTIVER TUDO CERTO CONTINUE.
Sim, não deixe escapar esse momento de perfeita sintonia com Deus! Ele o está guiando, iluminando a estrada para que você não se perca. Siga em frente!
SE SENTIR SAUDADES MATE-A.
Sim, é uma das poucas coisas ótimas de matar!
SE PERDER UM AMOR NÃO SE PERCA!
Chore, é normal. Mas lembre-se que Deus não permite jamais que percamos algo que Ele mesmo tenha destinado para nós. Mesmo que, em virtude de nossa própria ignorância, causemos um distanciamento, ou uma postergação do encontro, ainda assim Deus nos reencaminhará à nossa herança.
SE ACHÁ-LO SEGURE-O!
E jamais olvide: trata-se um presente de Deus. Respeite-o, trate-o com todo desvelo, ou seja, com grande cuidado, carinho, vigilância, dedicação; em uma palavra: ame-o tão-somente!
CIRCUNDA-TE DE ROSAS, AMA, BEBE E CALA.
Aprenda a amar-se a si mesmo, a dedicar-se atenção. Cuide-se bem, até por respeito a quem o ama, que quer vê-lo em excelentes condições.
Mas, se você não amar a si mesmo, jamais poderá amar ao próximo como Jesus nos amou. Amor é uma lição que aprendemos, primeiramente, dentro de nós. Só depois de desenvolvê-lo e aprimorá-lo dentro de nós, vindo a conquistar o “selo de qualidade” de Deus, é que estamos prontos para “exportá-lo” para todo mundo.
“O MAIS É NADA”
SEJA FELIZ!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home